A Biokybernetik Smit é uma terapia integrativa inovadora que busca a autorregulação do corpo humano através de estímulos de micro pressão na pele. Desenvolvida pelo Dr. Jan Gerhard Smit após anos de estudos, essa terapia utiliza um instrumento metálico chamado "smiter" para aplicar esses estímulos em áreas reflexas do corpo.
Essa técnica foi criada a partir da observação das conexões neurológicas e mudança de reflexos no corpo humano. O Dr. Smit percebe que a pele é um agente de comunicação entre os diferentes sistemas do organismo e mapeou pontos reflexos em todo o corpo. Ao estimular esses pontos de forma correta e sequencial, o corpo é orientado na busca pela homeostase, equilíbrio e saúde.
Os protocolos incluídos pelo Dr. Smit consistem em sequências específicas de pontos na pele a serem estimulados com o uso do smiter. Esses estímulos enviam informações de restabelecimento da saúde para os diversos sistemas do corpo, como o sistema nervoso, cardiovascular, imunológico, entre outros.
A Biokybernetik Smit é uma modalidade das Práticas Integrativas e Complementares à Medicina e pode auxiliar no tratamento de diversas patologias, além de promover a saúde e o bem-estar. Antigamente, era considerado um conhecimento secreto na Alemanha Oriental, mas hoje está acessível para quem deseja aprender e utilizar essa técnica para o benefício da saúde.